Arte
12.01.2021
Investimento Imobiliário

Guia: O que fazer em Rio Claro/SP

Sobre essa cidade maravilhosa

Rio Claro é uma cidade de 180 mil habitantes localizada no interior do estado de São Paulo, estando a 85 km do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, e 173 km da capital de São Paulo. Conhecida como Cidade Azul, é um ótimo lugar para pessoas de todas as idades.

Atividades para os casais, filhos, cachorros, avós, tios…

Para as famílias, a cidade apresenta ótimas opções de entretenimento, eventos culturais como as diversas peças teatrais que são realizadas no Centro Cultural “Roberto Palmari”, no Parque do Lago Azul, e os diversos shows e apresentações feitos no Sesi e Grupo Ginástico Rioclarense. Se preferir apenas passar um tempo com a família, temos o Clube de Campo de Rio Claro, que oferece atividades e eventos sazonais.

Aos amantes de história, temos o Museu de Eucalyptus localizado na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, sendo o único lugar na América Latina a mostrar a história e versatilidade dessa árvore. Além disso o local também mostra 300 espécies de animais que podem ser encontrados em florestas de eucalipto.

Também há o Museu de Energia, na Usina-Parque Corumbataí, uma das primeiras hidrelétricas do Brasil; o Museu de Minerais e Rochas Heinz Hebert, com milhares de amostras de minerais e rochas e o Museu de Paleontologia e Estratigrafia, expondo amostras de vegetais, fósseis e materiais apreendidos pelo Departamento da Polícia Federal.

Além de museus, Rio Claro ainda tem o Casarão da Cultura, que abriga todo o acervo da Pinacoteca Municipal Pimentel Júnior e sempre divulga programação de exposições, palestras, poesia e sarau. E o melhor, sem cobrança de ingresso.

Se quiser sair do sedentarismo…

Por que não fazer uma caminhada no Boulevard dos Jardins, Aeroclube, ou mesmo no Parque do Lago Azul? Se preferir pode se inscrever para praticar artes marciais, ginástica e diversos esportes na Secretaria de Esportes ou mesmo escolher uma das várias opções de aulas que o SEST SENAT oferece, desde ciclismo e natação, até ballet e pilates.

O Grupo Ginástico, além de realizar eventos, também tem uma ótima estrutura para seus associados realizarem atividades esportivas, sociais e de lazer. Mas se quiser apenas ir à academia, seja de crossfit ou musculação, Rio Claro apresenta inúmeras opções, inclusive academias a céu aberto, ficando ao seu critério a escolha.

Mas se sua paixão são cavalos, além de poder cavalgar pelas várias trilhas presentes na Floresta Estadual, também encontrará aulas de hipismo para todas as idades.

Se quiser se aventurar um pouco mais, experimente fazer passeios de planadores no Aeroclube. Além disso, Rio Claro é sede da competição de balonismo, evento que ocorre anualmente, e torna possível a realização de um passeio de balão nessa época.

Aos nossos universitários

Para os estudantes e universitários, temos ótimas faculdades, como o Claretiano, com cursos de Educação Física, licenciatura em diversas áreas, Medicina, Direito, etc; Anhanguera, com curso de Administração, Direito, diversas engenharias, Psicologia, entre outros; e Unesp, constituída pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Instituto de Biociências e pelo Centro de Estudos Ambientais.

Se preferir fazer um curso técnico, temos o Senac, Etec, Senai e outras, com diversas opções de cursos. E ainda, se quiser se aprofundar nas artes, existem várias escolas de desenho, pintura, escultura e digitalização, escolas de música, a Orquestra Sinfônica de Rio Claro que, além de oferecer aulas também faz apresentações; de idiomas e muitas outras de portas abertas para você.

Mas vida universitária não é só estudos, não é mesmo? E os rolezinhos?

A vida noturna de Rio Claro é repleta de opções de bares, shows e festas para todos os gostos, estilos e bolsos, espalhadas por toda a cidade. Além das próprias festas universitárias, há também uma famosa casa noturna na cidade, o Madalena, que sempre realiza diversos shows.

Lugares para comer bem

Aos gastrônomos, Rio Claro tem restaurantes de culinária italiana, asiática, árabe e várias outras. Além de hamburguerias artesanais, gourmet, food truck, fast food, pizzarias, sorveterias, churrascarias e outras incontáveis opções, atendendo até o mais crítico dos paladares.

Se preferir preparar a própria comida e dar uma de chef, temos vários supermercados, atacados, quitandas, armazéns e lojas de produtos naturais, além de pequenos produtores que vendem frutas, legumes e verduras, tanto em locais fixos, como nas ruas.

Para os religiosos

Se você é uma pessoa religiosa, Rio Claro oferece diferentes opções de cultos e encontros religiosos. Há opções para evangélicos, católicos, espíritas, seicho-noie, umbandistas e muitos outros. São realizados diversos eventos durante o ano, para adultos e crianças, visando maior integração dos membros e da comunidade.

Com saúde não se brinca

A cidade conta com diversas farmácias, laboratórios, clínicas e hospitais, como a Unimed, Santa
Filomena e a Santa Casa.

Aos mais vaidosos, temos vários centros de estética e beleza e clínicas de cirurgia plástica.

Aos turistas e visitantes

Aos que estão de passagem, Rio Claro oferece várias opções de hotéis de diferentes preços, além de serviços de SPA, academia e piscina. E o melhor, vários são pet friendly, ou seja, aceitam o seu bichinho de estimação. Mas se preferir, existem várias opções de hotéis próprios e domiciliares para o seu pet ficar confortável enquanto você não está.

E as escolas? 

Para as mamães e papais que não tem com quem deixar as crianças, há várias creches e berçários públicos e particulares pela cidade. Mas se seus filhos são maiores, temos 136 escolas, sendo 40 privadas, que variam entre pré escola e ensino médio.

O que não falta é opção.

Festas comemorativas

Se quiser realizar uma festa, seja de casamento ou aniversário, são vários os buffets adultos e infantis. Eles têm diversas atividades e brinquedos para deixar as crianças entretidas e diverti-las bastante. E se precisar comprar artigos de festa ou mesmo alugar uma fantasia, também são muitas as opções de lojas especializadas nestes setores.

Especialmente para a terceira idade

Para os idosos, Rio Claro também tem diversas atividades gratuitas oferecidas pela prefeitura.

São aulas de alongamento, ioga, dança circular, zumba e vários esportes.

Além disso há excursões para diversas cidades turísticas e locais, com ônibus gratuito. Para os que gostam de uma festinha, temos o baile da terceira idade, um local ótimo para fazer amigos e se divertir!

Se você gosta de corte e costura a prefeitura ainda oferece aulas gratuitas de crochê, tricô, bordado em geral e diversos outros tipos de artesanato para você aprender e se ocupar.

Sim, temos Shoppings!

Rio Claro ainda possui dois shoppings centers. O maior é o Shopping Rio Claro, que conta com cinema, uma grande praça de alimentação, lojas de roupa, artigos esportivos, papelaria e livraria, loja de brinquedos, dentre outras. Ao lado tem um posto de combustível com loja de conveniência, e se localiza próximo ao terminal de ônibus e a antiga Estação Ferroviária com pista de skate e acesso à Floresta Estadual.

O outro é um shopping aberto, o Boulevard dos Jardins, que conta com 21 pontos comerciais de diferentes segmentos, desde moda até bares e cafés. O estacionamento é amplo e gratuito, e possui um playground para as crianças. Além de ser um ótimo espaço de lazer, ele fica próximo ao Aeroclube, excelente lugar para se exercitar.

Temos também o Mercado Municipal de Rio Claro, com diversos tipos de comércio, principalmente voltados para alimentação. De noite o centro do Mercado se enche de mesas e cadeiras ao ar livre, com música ao vivo. É um ótimo lugar para ir com a família e amigos e, até mesmo, levar crianças.

A cidade ainda conta com 146 praças, nas quais você pode passear com o cachorro, jogar conversa fora com os amigos ou apenas sair para espairecer.

Para os devoradores de livros

E se você é uma das pessoas que aprecia leitura, temos duas Bibliotecas Públicas Municipais, uma localizada no Centro, a Biblioteca Pública Municipal “Ienyra de Camargo Fracarolli” e outra na Vila Operária, a Biblioteca Pública Municipal “Maria Victoria Alam Jorge”. Ambas com uma grande variedade de livros de todos os gêneros, além da biblioteca do Lago Azul, um pouco menor. Vale ressaltar que todas elas recebem doação de livros!

Eventos que você não pode deixar de ir

Falando um pouco de eventos, além da competição de balonismo, outros ocorrem anualmente aqui na cidade, como o Tattoo Fest, para os amantes de tatuagem e body piercing; Exposição de Orquídeas, evento com entrada gratuita que reúne centenas de expositores com as mais diversas espécies de orquídeas; Geek Festival, para os amantes da sétima arte, com exibição de animes, torneios de jogos, cosplays e muito mais; Semana do Idoso, realizado pela Unesp em parceria com PROFIT (Programa de Atividade Física para a Terceira Idade) e PROC-DA (Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva para Idosos com Doença de Alzheimer), em que se promove várias atividades e palestras com foco no grupo de terceira idade, e muitos outros eventos dos mais variados tipos.

Arte