Arte
19.04.2022
Investimento Imobiliário

4 Dicas essenciais de economia para sua casa

Economizar o seu rico dinheirinho é uma missão de vida, que requer planejamento, talvez alguns sacrifícios e muita disciplina. Quem é que não fica feliz quando sobra alguma coisinha no fim do mês? Pois bem, então segure as pontas, pois separamos aqui quatro dicas essenciais de economia para sua casa. Afinal, a vida não está fácil pra ninguém, não é mesmo?

1. Cada centavo, conta!

Se a situação está complicada por aí, não adianta ter vergonha de bancar o Tio Patinhas. A primeira atitude necessária é pegar lápis e papel, uma calculadora e encarnar o contador ou a contadora para fazer um levantamento minucioso de todas as despesas domésticas.

Planejamento é fundamental

Anotar cada centavo gasto todos os meses é fundamental, pois permite uma visão panorâmica de onde estão suas despesas. Logo, essa iniciativa de organização permite abrir caminho para o segundo item da nossa lista!

2. Corte o mal pela raiz!

Vamos combinar? De nada adianta identificar um vazamento e não consertar o buraco, certo? Pois então, depois de organizar suas planilhas é hora de bancar o Pão Duro (aquele mesmo do desenho do Tio Patinhas, sabe?) e cortar gastos!

Sabe aquele serviço de TV, pacote de internet ou celular maior do que o necessário, a mensalidade da academia que você nem frequenta, aplicativos que você não usa ou qualquer tipo de assinatura que talvez você nem lembra porque fez? Bem, acho que deu para entender, certo?

Tudo isso pode ter sua importância, mas talvez não seja prioridade agora. Então, nada melhor do que economizar esse dinheiro para gastar com o que você quiser e precisar no futuro.

3. Dinheiro é a alma do negócio

Mesmo depois de identificar os gatos e tapar os buracos, pode ser que ainda restem débitos essenciais. Alguns deles podem até já ter se convertido em dívidas. Calma, tudo bem, isso acontece!

Só que se a conta não fecha todos os meses, é impossível poupar se você ainda tem dívidas acumuladas. Então, agora é hora de renegociar e quitar o que for possível. Isso pode reduzir juros de parcelamentos e até resultar em ótimos descontos no valor pago. E acredite, muitas empresas estão super dispostas a renegociar dívidas e receber um dinheiro que vai entrar no caixa. Ou seja, todo mundo ganha!

4. Pechinchar não é vergonha!

Agora que você já controlou o fluxo do orçamento doméstico, é hora de manter as coisas em ordem. E esse é o passo mais difícil, pois demanda disciplina e planejamento de longo prazo.

Aqui vale de tudo, desde pesquisar preços de produtos e serviços em diversas empresas concorrentes, avaliar a praticidade e economia de compras pela internet, buscar produtos semelhantes, mas de marcas diferentes e, consequentemente, mais baratas e até fazer o maior número de refeições em casa ou levá-las prontas para o trabalho. Assim, você economiza e ainda leva uma vida mais saudável!

Como se preparar financeiramente para comprar um imóvel

Estabilidade, segurança, um porto seguro! Mais do que uma conquista financeira, ter a casa própria é um sonho antigo dos brasileiros. E olha, algo que não sai de moda. Pelo contrário!

Se prepare financeiramente para comprar o seu imóvel

De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, 87% dos brasileiros ainda sonham com um teto para chamar de seu! Entre os jovens de 21 e 24 anos, o índice é ainda maior: 91%. A pesquisa diz ainda que em uma escala de 0 a 10, a nota dada para a importância da casa própria foi de 9,7.

Um objetivo importante e que, por isso, requer muita dedicação e planejamento. Por isso, listamos algumas dicas de como se preparar financeiramente para comprar um imóvel.

Arte