Arte
31.05.2021
Decoração

Saiba como usar jardim vertical em apartamentos

Entre na tendência Urban Jungle e traga beleza e versatilidade para a decoração do seu apartamento

Morar em apartamento é uma realidade cada vez mais presente na vida dos Brasileiros. E o desafio é transformar um espaço tão pequeno em um lugar aconchegante, para chamar de lar.

Uma técnica, já citada aqui no Blog, é de compor a decoração da casa com plantas. Elas dão vida, cor e equilibram o ambiente.

Mas se o seu espaço é restrito demais, não abra mão do verde relaxante na sua casa. Monte um jardim vertical.

Afinal o que é Jardim Vertical?

FOTO: Internet

Jardim Vertical é uma técnica que une natureza e arquitetura, além de se tornar um refúgio de descanso em meio ao clima frenético das cidades.

Esta técnica – conhecida como Parede Verde – encanta quem não abre mão das plantas, mas tem pouco espaço.

Perfeito para ambientes pequenos, o jardim vertical dá vida, cor, deixa a atmosfera leve e descontraída, traz qualidade ao ambiente em que está inserido, além de deixa-lo mais bonito, agradável e confortável.

Quais os tipos de Jardim Vertical?

Você pode optar por fazer a sua parede verde com plantas naturais e que exigem cuidados mais específicos, ou utilizar plantas artificiais.

Jardim vertical natural

FOTO: Internet

Uma ótima opção, para quem possuí sacada com grande incidência de luz e ventilação, é utilizar plantas naturais na criação da parede verde.

Recomenda-se o uso em áreas externas pois as plantas precisam de luz e água. Portanto sacadas gourmet, áreas de piscina ou coberturas, são uma excelente pedida para um Jardim Vertical natural.

O sistema de rega pode ser automatizado – e assim manter as plantas constantemente com determinada quantidade de água – ou manual – e a quantidade e frequência das regas será por sua conta.

Porém vale lembrar que, independentemente do modo de rega escolhido, a poda deve ser feita por um profissional.

Jardim vertical artificial

FOTO: Apartamento decorado Leven Residencial

Se falta espaço, a sacada é pequena e não tem muito tempo de luminosidade, opte por um Jardim vertical artificial.
A aparência é praticamente a mesma, a única diferença é que este tipo de parede verde não requer cuidados como rega e exposição a luz.

A única desvantagem é a falta daquele cheirinho de mato, além daquela sombrinha fresca que só as plantas naturais conseguem fornecer.

Mas vale a pena pois, o visual ficará mais descontraído, bonito, agradável e confortável, tal qual com as plantas naturais.

Escolha o tipo que mais se enquadra no seu estilo e bora descobrir como montar o seu.

Passo a passo para a montagem do seu primeiro jardim vertical

1. Conheça o ambiente

Caso seu jardim seja natural, é necessário escolher um ambiente adequado para que as plantas se adaptem.

2. Escolha de qual material será a sua estrutura

Você mandar fazer uma estrutura personalizada, ou reaproveitar materiais, como prateleiras, escadas antigas ou até mesmo paletes.

Avalie qual estilo combinará mais com o seu ambiente e vamos para o próximo item.

3. Escolha plantas que se adaptem ao clima local

Avalie o ambiente no qual o seu Jardim Vertical ficará, ele será seu aliado na hora de escolher as espécies.

Se for um lugar com luminosidade direta você deverá escolher um tipo de planta. Se for um local com mais sombra, as espécies serão outras.

4. Manutenção

Apesar de ser vertical, os cuidados serão os mesmo de um jardim tradicional. A não ser que você utilize plantas artificiais.
Preocupe-se com a rega e exposição à luz, que variam de acordo com as espécies das plantas escolhidas.

Junto ao Jardim vertical, use e abuse da imaginação para complementar a decoração. Se for em área externa, use almofadas e bancos, por exemplo. E se o seu ficar na parte de dentro do apê, abuse de vasinhos, quadros, fontes e objetos no chão, para decorar (como esculturas).

E se você ainda busca pelo apê perfeito, vem conhecer as oportunidades que a CAPREM oferece e aproveite para escolher onde fará o seu jardim vertical!

Arte