Arte
21.03.2022
Empreendimentos

Carros elétricos: O que são, como funcionam e onde carregá-los

Quando você pensa em um carro elétrico, imediatamente vem à mente aquela imagem futurista que víamos nos filmes e desenhos animados: um carro que não usa gasolina, que se locomove de forma diferente ao “tradicional” que conhecemos desde sempre. Para não restar dúvidas e ajudar você a ficar por dentro das tecnologias atuais, vamos explicar o que você precisa saber sobre carros elétricos. Continue essa leitura e descubra!

O que são os carros elétricos?

Como o nome diz, carros elétricos são movidos a eletricidade. Esses tipos de carros foram desenvolvidos com a intenção de ser uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis (recursos naturais não renováveis como o petróleo, gás e carvão), muito além do que “só” a economia que se têm ao adquirir um carro desse tipo. Isso porque o dono não precisa gastar uma fortuna em gasolina, álcool ou gás. A economia no bolso vai além, pois esses tipos de carro não emitem gases poluentes o que os torna muito menos danosos ao meio ambiente.

Como funcionam esses carros?

Carros elétricos funcionam por meio de corrente elétrica, ao contrário dos carros convencionais, que funcionam pela queima de combustível fóssil.

O mecanismo dos carros elétricos depende de quatro componentes:

  1. A bateria, que armazena a energia elétrica utilizada para fazer o carro funcionar.
  2. O inversor que converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é levada até o motor de indução.
  3. Motor de indução: Ao receber a energia, a eletricidade aciona os mecanismo do motor, fazendo com que as rodas girem e o carro se mova.
  4. Sistema de recuperação de energia: Esse sistema permite que a energia do carro seja melhor aproveitada, se tornando uma vantagem adicional e econômica, tornando, por exemplo, a aceleração do carro mais leve, sem ruídos incômodos.

Como e onde carregar um carro elétrico

Existem eletropostos especializados, aparelhos e até condomínios que já têm essa tecnologia instalada para seus moradores.

A bateria de um carro elétrico também pode ser carregada por meio de uma tomada residencial de 120V a 220V, que demora até 20h para ser completa. O que talvez não valha muito a pena levando em conta o gasto altíssimo de energia que você terá. Já os aparelhos carregadores de parede completam o carregamento em até 4h.

O mais em conta mesmo, são os eletropostos especializados em carregamentos rápidos que fazem a recarga em cerca de 40 minutos.

Quanto a quilometragem, varia de cada veículo, onde dependendo da capacidade da bateria (kWh), uma recarga pode durar de 200 km a 350 km.

O que você precisa conhecer: Condomínios com postos para carregar carros elétricos

Imagina morar no interior de São Paulo, tendo um carro elétrico para ir e vir com a tranquilidade de ter um posto para carregamento do seu carro no condomínio que você mora.

Como sempre acompanhando e levando tendências e novas tecnologias em seus empreendimentos, a Caprem Construtora incluiu no projeto de três dos seus novos empreendimentos, postos para carregamento de carros elétricos. Os novos empreendimentos estão localizados em 3 diferentes cidades de São Paulo, sendo eles o Leven Residencial, Alto do Frezzarin e Boulevard de Rose.

Além dos pontos de carregamento, os condomínios contam com estrutura completa, para proporcionar aos moradores tudo o que é preciso para viver bem, com sofisticação, tecnologia e, claro, bem-estar.

São projetos que agregam não só para quem quer morar, mas também para investir, levando em conta a modernidade, localização e tudo o que os empreendimentos entregam.

Para saber mais sobre esses projetos, acesse o site oficial da Caprem Construtora e fale com um dos corretores Caprem.

Arte