Pular para o conteúdo
(19) 3522-2400

Por Onde Começar: Confira Dicas Para Comprar Primeiro Imóvel

Vai comprar o primeiro imóvel e não sabe por onde começar? Veja as dicas que separamos para te ajudar neste momento tão especial e saiba tudo o que precisa!

O momento da compra do primeiro imóvel é um dos mais planejados e esperados. Seja para sair da casa dos pais, para se casar ou, simplesmente, seguir a vida por conta própria, essa etapa sempre vem acompanhada de descobertas e, por isso, é extremamente importante se programar.

Comprar uma casa ou apartamento requer muita atenção, afinal o investimento não é pequeno e isso causa certo receio nas pessoas. Sendo assim, para te ajudar a fazer um bom negócio, nós separamos as dicas de como começar!

Programe-se financeiramente

Uma das principais preocupações na hora de comprar o primeiro imóvel diz respeito à parte financeira. Principalmente porque grande parte dos acordos são feitos por meio do financiamento do imóvel. As instituições bancárias chegam a liberar, geralmente, o crédito de 80% do valor do imóvel. Sendo assim, você precisa se organizar para ter, ao menos, 20% do valor para dar de entrada no apartamento ou casa.

Para estar preparado para esse momento e poder dar de entrada o maior valor possível, o ideal é que você se programe, evitando gastos e guardando na poupança o máximo que puder. Afinal, quanto maior for a entrada, menor será o valor financiado, assim as taxas de juros também baixam e as suas chances de ter o crédito liberado pelo banco aumentam.

Calcule o valor das parcelas do primeiro imóvel

Outro ponto de atenção é em relação às parcelas do imóvel. Antes de fechar o negócio, é importante que você calcule qual o valor aproximado que vai gastar com as parcelas mensalmente, para que se programe e não corra o risco de não poder honrar com os pagamentos.

O ideal é que você não comprometa mais que 20% da sua renda líquida com as parcelas do financiamento, afinal terá outras contas da casa nova para pagar.

Use o seu FGTS no financiamento

Todo trabalhador registrado no regime CLT, tem direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O empregador deposita 8% do salário bruto do funcionário nesta conta e esse valor pode ser usado na compra do primeiro imóvel.

O caso mais comum é usá-lo para complementar a entrada e diminuir o valor do financiamento, porém, também é possível usar o FGTS para amortizar o valor das prestações a cada dois anos durante o pagamento do imóvel.

Tire todas as suas dúvidas

Antes de fechar um negócio como esse, você precisa estar com todas as dúvidas sanadas. Não é possível assinar um contrato sem saber exatamente tudo sobre a compra do imóvel.

É importante saber comparar as opções de imóveis para escolher a que melhor atende suas necessidades.

Um imóvel na planta, mesmo que demore alguns anos para ficar pronto, geralmente, tem um valor mais acessível e você tem a possibilidade de parcelar a entrada até a entrega das chaves. No imóvel novo, mesmo que eles costumem ser mais caros, você terá um custo menor com condomínio e uma infraestrutura melhor para aproveitar. Em contrapartida, os imóveis usados precisam de mais atenção, pois podem esconder problemas com documentação e exigir reformas elétricas e hidráulicas.

Para evitar qualquer problema ou surpresa na compra do seu primeiro imóvel e para contar com o auxílio de pessoas que possam te instruir, busque sempre por uma imobiliária ou construtora de confiança.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Caprem e conte com nosso apoio para a realização desse sonho!

Leia também

arquitetura

5 Vantagens de um Apartamento de Luxo

Você gosta de conforto e qualidade de vida? Veja as razões

Leia mais...

Empreendimentos

Construtora em Rio Claro: Conheça os empreendimentos da CAPREM

Se você esta pensando em comprar um imóvel, conheça as fa

Leia mais...
Chat Mobile
Whatsapp Mobile

Telefone Mobile

Quer Comprar?

Telefone Quer Comprar 19 3023 2424

Whatsapp quer Comprar 19 9 74139043

Ja é Cliente?

Telefone Ja é Cliente 19 3522 2400

Whatsapp Já é Cliente 19 9 9729 8702

Chat

CHAT

CORRETOR OFFLINE