Arte
12.09.2022
Dicas

A importância de um ambiente seguro para os idosos

Dicas para manter uma casa segura para os idosos

Segundo o IBGE, daqui a 20 anos, o número de idosos deve superar o número de crianças e adolescentes até 20 anos, no Brasil.

Pensando nisso, que tal construir uma casa segura para esta faixa etária? Ainda que você, seus pais ou filhos não sejam tão velhinhos, prevenção é a palavra-chave nessas situações.

Com o processo de envelhecimento alguns detalhes dentro de casa, podem fazer a diferença na vida das pessoas idosas e evitar acidentes domésticos.

Dados mostram que as quedas são responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos, segundo levantamento do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Para isso, separamos algumas informações para a criação de um ambiente ideal:

1 – Iluminação adequada

Um ambiente onde transitam idosos deve apresentar iluminação adequada para cada atividade, tais como área de circulação, atividades de cunho geral e atividades específicas.

O quarto, por exemplo, deve ter iluminação adequada e possibilitar a ida do idoso ao banheiro durante a noite.

2 – Altura da cama

A cama deve ter altura adequada ao idoso, facilitando o apoio dos dois pés no chão durante o sentar e levantar.

Segundo os ortopedistas, a altura vai depender da altura do idoso. De maneira geral, deve variar de 45 a 65 cm. Respeitando essa regra, o colchão deve ter em torno de 28 cm de altura.

Outro aspecto importante que precisa ser levado em conta é a facilidade de se sentar e levantar do colchão. Portanto, o modelo mais firme é mais indicado, uma vez que facilitará o ato.

3 – Ambientes sem obstáculos

Para preservarmos os nossos idosos é preciso que exista uma organização com os objetos encontrados pela casa, quando cada coisa tem um lugar determinado a organização é simplificada.

Evitar objetos, fios ou brinquedos no meio do caminho, preferindo sempre um ambiente amplo e sem obstáculos, pode evitar quedas inesperadas.

Depois de usar, guarde as coisas no lugar. Essa lógica é simples e com disciplina sua casa nunca vai ficar bagunçada!

Com essas atitudes podemos ajudar e otimizar a vida dos nossos senhorzinhos!

4 – Evitar uso de tapetes e demais obstáculos

Prefira ambientes amplos, evitando o uso de tapetes ou demais obstáculos que possam causar quedas.

Infelizmente, tapetes trazem sim um risco de queda e esse risco aumenta com a idade, pelas mudanças que vêm no nosso caminhar (marcha), pela perda da massa muscular das nossas pernas e impactos no nosso sistema de equilíbrio (aparelho vestibular).

Um artigo científico publicado em 2013 avaliou 38.000 casos de adultos 65+ que caíram e tiveram atendimento hospitalar por causa de tapetes e carpetes.

Esse estudo verificou que 70% a 80% dessas quedas ocorrem em casa, principalmente porque idosos mais frágeis, com um maior risco de queda, passam a maior parte do tempo dentro de casa.

Ainda nesse estudo, constata-se que a maioria das quedas em tapetes ou carpetes aconteceram na transição do piso para o tapete e, em muitos casos, dentro do banheiro.

Portanto, caso o tapete seja indispensável, utilize um que seja antiderrapante para evitar as quedas.

5 – Móveis firmes e fixos

Os móveis da casa devem estar firmes e bem fixos, caso o idoso necessite se apoiar neles.

Evite deixar um espaço muito grande entre um móvel e outro, principalmente em lugares de passagem, pois caso haja um desequilíbrio o idoso poderá se apoiar.

Junto a isso escolha objetos firmes para que não escorreguem ou caiam.

6 – Móveis com cantos arredondados

Assim como as crianças, os idosos podem se machucar ao esbarrar em móveis com cantos pontiagudos.

Preferir mesas e demais móveis com cantos arredondados, evitando lesões por atrito, uma vez que o idoso possui a pele mais sensível.

Com a velhice, sabemos que a noção de espaço é prejudicada, e os trombos acabam se tornando mais comuns, por tanto opte por manter a casa o mais preparada possível, para que ocorram menos riscos de lesões.

Obviamente, mesmo tomando todos esses cuidados não é possível garantir a falta de acidentes domésticos, mas já deixam nossos idosos mais seguros! ❤👨‍🦳

Arte