Arte
21.02.2018
Investimento Imobiliário

4 Dúvidas Mais Comuns Sobre Financiamento Imobiliário

financiamento do primeiro imóvel

O financiamento imobiliário, mesmo que aparentemente difícil, é um dos mais comuns, perdendo apenas para o financiamento de automóveis. Portanto, com tantas pessoas interessadas nessa compra, naturalmente surgem proporcionalmente dúvidas.

Se você se enquadra nesse grupo, não se preocupe! Nós da Caprem resolvemos reunir as principais dúvidas para que seu financiamento seja tranquilo e você esclareça todos os seus questionamentos. Confira!

1. Todos podem fazer um financiamento imobiliário?

A resposta é sim. Mas as condições desse financiamento dependerão de alguns critérios, como banco, sistema de habitação, renda familiar, entre tantos outros aspectos. Sendo assim, qualquer pessoa tem a possibilidade de fazer esse financiamento, mas talvez não tenha condições financeiras para isso. Posteriormente, talvez consiga a aprovação do banco.

2. O banco procura saber pesquisa da minha vida?

Sim. O banco vai querer saber tudo sobre você antes de aprovar um financiamento. É por conta disso que, independentemente do banco, há uma simulação – antes da aprovação de crédito efetiva – para constatar se você e as pessoas que vão participar do financiamento têm condições de honrar com as parcelas.

Nessa fase, você entregará documentos como: RG, CPF, carteira de trabalho, holerites, extrato bancário, declaração de imposto de renda, extrato do FGTS, comprovante de residência, entre outros. Será analisado seu histórico de pagamento, se tem alguma dívida pendente, etc. Se estiver com o nome do SPC Serasa, por exemplo, o financiamento não é aprovado.

3. Posso financiar 100% do imóvel?

Não. Os bancos financiam os imóveis em até 90%, mas é mais comum que os créditos de até 80% sejam aprovados. Por conta disso, é importante que você tenha, ao menos, 20% do valor do apartamento ou casa para dar de entrada.

Nos casos de aprovação de 90% do imóvel é mais comum que o comprador tenha direito a subsídios significativos, oferecidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida, ou tenha um saldo relevante do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

4. Os seguros são obrigatórios?

Alguns sim, outros não. Os seguros de morte e invalidez e de danos físicos aos imóveis são obrigatórios em um financiamento imobiliário. Eles servem como precaução caso alguma dessas situações venha a acontecer.

Porém, fique atento. Algumas agências imobiliárias podem oferecer seguros opcionais como se fossem exigidos ou prometer um desconto por conta da contratação desses serviços. Essa é uma prática ilegal e a última, inclusive, é considerada venda casada, o que é proibido.
Agora que você já tirou algumas dúvidas sobre financiamento imobiliário, saiba tudo sobre o Programa Minha Casa Minha Vida e fique mais perto de realizar esse sonho!

Arte