Arte
04.06.2018
Investimento Imobiliário

Principais Dúvidas Sobre Financiamento Imobiliário

Encontrou o empreendimento perfeito e agora só falta fechar os trâmites do negócio? Muitas dúvidas sobre financiamento imobiliário podem surgir durante essa fase. Pensando nisso, elaboramos um artigo com as principais questões e suas respostas. Acompanhe e descubra tudo o que precisa para comprar de vez o seu imóvel!

 

Você tem dúvidas sobre financiamento imobiliário?

A casa ou apartamento próprio ainda é o maior sonho do brasileiro. Ao menos é o que concluiu a pesquisa realizada pela Boa Vista Seguros, em que 39% dos participantes colocaram o imóvel como principal sonho de consumo. As principais dúvidas sobre financiamento imobiliário falam das formas de negociação, preço das parcelas e documentação necessária. Você tem dúvidas sobre financiamento imobiliário como essas?

 

Quais documentos são necessários para fazer um financiamento imobiliário?

Essa resposta depende do tipo de negociação que você pretende fazer. Caso deseje comprar um imóvel direto pela planta, direto com a incorporadora, as documentações são menores e a burocracia também. Basta portar CPF, RG e comprovantes de renda, sem necessidade de “nome limpo no serasa”, por exemplo.

Porém, para adquirir financiamento através de instituições financeiras, será preciso diversos documentos e a exigência mínima de que o valor pretendido comprometa no máximo 30% da sua renda. O ponto positivo é que essa renda pode ser a soma de todos os moradores do imóvel.

 

Existe uma análise financeira por parte do banco no meu pedido de crédito?

Sim. Após a entrega da sua documentação, o banco vai analisar o seu perfil de consumidor e os riscos envolvidos na aprovação do seu crédito para financiamento. Caso se encaixe nas exigências deles, você será aprovado.

 

Quanto tempo demora para sair o crédito imobiliário?

Essa é uma das principais dúvidas sobre financiamento imobiliário. O tempo médio para aprovação e liberação do seu crédito depende do canal pelo qual você negociou. Para imóveis comprados na planta direto com a incorporadora, a aprovação acontece na hora. Em financeiras leva em média 30 dias para análise aprovação e mais 180 para liberar a verba concedida.

 

Em quantas parcelas posso dividir meu financiamento?

Se você pretende adquirir aos programas de incentivo do governo como Minha Casa Minha Vida, saiba que poderá parcelar em até 360 meses. Já pelo Sistema Financeiro de Habitação até 240 meses. Para aos que aderiram aos planos privados, o limite de parcelamento fica a critério da construtora, geralmente 120 meses ou menos.

É possível conseguir financiamento para 100% do valor do imóvel direto?

Não. Hoje, o comprador precisa de ao menos 10% do valor pretendido, pago como entrada no início da negociação. Essa taxa pode ser maior, depende da financeira ou incorporadora.

Caso sua renda se encaixe entre classe média e baixa, pode-se subsidiar a entrada com o programa Minha Casa Minha Vida. Esse programa governamental atende famílias com renda total de até R$ 9 mil.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre financiamento imobiliário? Deixe aqui nos comentários sua resposta. Continue acompanhando o blog da Caprem para mais conteúdos imperdíveis!

Arte