Arte
15.08.2017
Investimento Imobiliário

Por Onde Começar: Confira Dicas Para Comprar Primeiro Imóvel

Primeiro Imóvel

O momento da compra do primeiro imóvel é um dos mais planejados e esperados. Seja para sair da casa dos pais, para se casar ou, simplesmente, seguir a vida por conta própria, essa etapa sempre vem acompanhada de descobertas e, por isso, é extremamente importante se programar.

Comprar uma casa ou apartamento requer muita atenção, afinal o investimento não é pequeno e isso causa certo receio nas pessoas. Sendo assim, para te ajudar a fazer um bom negócio, nós separamos as dicas de como começar!

Programe-se financeiramente

Uma das principais preocupações na hora de comprar o primeiro imóvel diz respeito à parte financeira. Principalmente porque grande parte dos acordos são feitos por meio do financiamento do imóvel. As instituições bancárias chegam a liberar, geralmente, o crédito de 80% do valor do imóvel. Sendo assim, você precisa se organizar para ter, ao menos, 20% do valor para dar de entrada no apartamento ou casa.

Para estar preparado para esse momento e poder dar de entrada o maior valor possível, o ideal é que você se programe, evitando gastos e guardando na poupança o máximo que puder. Afinal, quanto maior for a entrada, menor será o valor financiado, assim as taxas de juros também baixam e as suas chances de ter o crédito liberado pelo banco aumentam.

Calcule o valor das parcelas do primeiro imóvel

Outro ponto de atenção é em relação às parcelas do imóvel. Antes de fechar o negócio, é importante que você calcule qual o valor aproximado que vai gastar com as parcelas mensalmente, para que se programe e não corra o risco de não poder honrar com os pagamentos.

O ideal é que você não comprometa mais que 20% da sua renda líquida com as parcelas do financiamento, afinal terá outras contas da casa nova para pagar.

Use o seu FGTS no financiamento

Todo trabalhador registrado no regime CLT, tem direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O empregador deposita 8% do salário bruto do funcionário nesta conta e esse valor pode ser usado na compra do primeiro imóvel.

O caso mais comum é usá-lo para complementar a entrada e diminuir o valor do financiamento, porém, também é possível usar o FGTS para amortizar o valor das prestações a cada dois anos durante o pagamento do imóvel.

Tire todas as suas dúvidas

Antes de fechar um negócio como esse, você precisa estar com todas as dúvidas sanadas. Não é possível assinar um contrato sem saber exatamente tudo sobre a compra do imóvel.

É importante saber comparar as opções de imóveis para escolher a que melhor atende suas necessidades.

Um imóvel na planta, mesmo que demore alguns anos para ficar pronto, geralmente, tem um valor mais acessível e você tem a possibilidade de parcelar a entrada até a entrega das chaves. No imóvel novo, mesmo que eles costumem ser mais caros, você terá um custo menor com condomínio e uma infraestrutura melhor para aproveitar. Em contrapartida, os imóveis usados precisam de mais atenção, pois podem esconder problemas com documentação e exigir reformas elétricas e hidráulicas.

Para evitar qualquer problema ou surpresa na compra do seu primeiro imóvel e para contar com o auxílio de pessoas que possam te instruir, busque sempre por uma imobiliária ou construtora de confiança.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Caprem e conte com nosso apoio para a realização desse sonho!

Arte